---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saude
Secretaria de Saúde orienta sobre descarte de máscaras

Publicado em 21/05/2020 às 14:58 - Atualizado em 21/05/2020 às 14:58

SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA SOBRE DESCARTE CORRETO DE MÁSCARAS

A utilização de máscaras passou a fazer parte da rotina de todos. Porém, o problema é que nem todos estão fazendo o descarte correto deste material. É imprescindível que sejam respeitados alguns cuidados visando proteger os profissionais que manuseiam estes itens com potencial de contaminação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Oeste alerta os munícipes quanto ao descarte correto de máscaras. Diante da pandemia do coronavírus muitas pessoas estão descartando máscaras em local inadequado. Segundo a Secretária de Saúde Roseni Bruxel. “Algumas orientações e precauções precisam ser tomadas para diminuir os riscos de contaminação dos profissionais que trabalham, tanto com a coleta, quanto o manuseio do lixo. Por se tratar de material infectado, as máscaras usadas não podem e nem devem ser dispensadas no lixo comum ou reciclável.

Por isso, a Secretaria de Saúde estará à disposição para receber o descarte dessas (máscaras), a importância da separação e até, se possível, identificação destes itens.
Após o uso, descartar em saco plástico, preferencialmente de cor branca (pode ser inclusive de mercado) e amarrá-lo bem. Não deixar acumular mais que dois dias em casa. Após no máximo dois dias, levar o saco bem vedado na unidade básica de saúde que posteriormente serão destinadas ao lixo hospitalar.
OBS: Não descartar máscaras no lixo comum ou reciclável. Não descartar no ambiente (ruas, calçada, terrenos baldios, etc.).

O descarte inadequado das máscaras junto com o lixo orgânico ou com o material reciclável, pode prejudicar e infectar os trabalhadores que fazem a coleta, bem como disseminar o vírus para outros lugares. Por isso, a Secretaria de saúde pede a compreensão e o apoio de todos!