Friday

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Saturday

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município

Histórico

Publicado em 09/12/2013 às 09:13 - Atualizado em 23/04/2014 às 15:02

Vista aérea do Municipio Baixar Imagem

Histórico do Município

        Bom Jesus do Oeste registra os primeiros moradores na década de 1930 e foi fundado por volta de 1949, sendo na época povoado por caboclos oriundos de Palmeiras das Missões-RS, e por isso recebeu a denominação anterior de Linha Gaúcha. Uma das primeiras famílias posseira, a chegar a comunidade e se estabelecer foi a do Senhor  Antônio Francisco da Silva.

         Na época toda a área era coberta de araucárias e uma mata rica e madeiras, sendo uma das primeiras atividades econômicas a ser explorado e por esta razão, o fundador da localidade, Sr. Gustavo Osvaldo Sehnem, instalou uma serraria para a exploração desta riqueza natural. E foi nessa serraria que foi rezada a primeira missa, tendo na ocasião sido escolhido Bom Jesus para padroeiro, sendo que daí surgiu à denominação da localidade “Bom Jesus do Oeste”.

         Com o passar do tempo foram se sucedendo processos migratórios, com predomínio de teuto-brasileiros, descendentes de alemães, italianos, poloneses e outras etnias.

          A seguir, cronologicamente, os passos que se seguiram até a instalação do Município de Bom Jesus do Oeste:

  • 1954 - São Carlos desmembra-se de Chapecó e Modelo passou a pertencer ao recém-criado Município de São Carlos.
  • 1957 - Modelo é promovido a categoria de Distrito de São Carlos, tendo como seu primeiro Prefeito Sr. Leopoldo Miguel Hermes.
  • 1961 - Através da Lei Estadual n.º 780 de 07 de dezembro de 1961, é criado o Município de Modelo, sendo o mesmo instalado oficialmente em 30 de dezembro do mesmo ano. Seu primeiro Prefeito nomeado pelo Governo do Estado - Sr. Alcides Delaitte. Seu primeiro Prefeito eleito foi o Sr. Edwin Berger, em 3 de outubro de 1962.
  • 1977 - Pela Lei n.º 5.412, é criado o Distrito de Bom Jesus do Oeste, tendo como primeiro subprefeito nomeado o Sr. Demétrio Savagnago.

          Em 1993, despertou entre as lideranças do distrito, o espírito emancipacionista, e a partir de então se organizou uma Comissão que daria os encaminhamentos para a emancipação de Bom Jesus do Oeste.

          Em 19 de julho de 1995, através da Lei Estadual 9893/95, foi criado o Município de Bom Jesus do Oeste, desmembrando-se de Modelo e anexando em seu território parte dos municípios vizinhos de Maravilha e Campo Erê, passando a contar com as seguintes localidades: Linha Rainha da Serra, Linha Lamb, Linha XV de Novembro, Linha Flor da Serra, Linha 1º de Maio, Linha Lageado das Flores Alto, Linha Lageado das Flores Baixo, Linha Jundiá Linha Vista Alegre e a sede.

         O primeiro 1º Prefeito eleito foi o Sr. Sérgio Luiz Persch (PFL) Vice-Prefeito Otto Afonso Vogel (PMDB), em 3 de outubro de 1996, com posse realizada em 1º de Janeiro de 1997 a 2000.

        Após elegeu-se o 2º Prefeito o Senhor Otto Afonso Vogel (PMDB) – Vice Prefeito Luiz Pozzer (PP), gestão 2001-2004.

        3º Prefeito foi o Senhor Sergio Luiz Persch (DEM) - Vice Prefeito Luiz Pozzer (PP), gestão 2005 – 2008.

       4º Prefeito Reeleito Senhor Sergio Luiz Persch (DEM)- Vice Prefeito Volmir Eleandro Ceccon (PP), gestão 2009 - 2012.

        O 5º e atual Prefeito eleito é o Senhor Airton Antônio Reinehr (PMDB) – Vice Prefeito Elton Henrique da Silva (PT), assumiu em 1º de Janeiro, gestão 2013 - 2016.



Galeria de Fotos

Próxima
Anterior